ENERGIA  RENOVÁVEL A SERVIÇO DO HOMEM E DA NATUREZA 

Estamos estruturando um grande case de sucesso e que irá oportunizar uma nova visão sobre sustentabilidade ambiental na produção de proteína animal e estruturação de modelo pleno de economia circular da atividade da suinucultura. 

SUINOCULTURA

No Município de Toledo temos alojados diariamente mais de  1,1 milhões de suínos, dispostas em 1.700 unidades de produção, isto  representa aproximadamente 25 % da produção do Paraná e 3 % da produção Brasileira.  Mais de 8 milhões de litros dia de dejetos gerados nas granjas. Potencial enorme em bioenergia e biofertilizantes. 

COOPERATIVA

 A cooperativa foi formada para tratar este passivo,  permitindo qualidade ambiental, retorno financeiro aos produtores e condições de expansão da cadeia da suinucultura no território do município. Os resíduos serão tratados e convertidos em bioenergia através do processo de geração do biogás, e o digestato será tratado mecanicamente e químicamente produzindo composto seco e a fertirrigação.  

Contextualizando

Micro Região do Rocio - 6,68 % do território de Toledo com 8 mil hectares. 

100% DO PROBLEMA RESOLVIDO

A Primeira USINA processará 700 m3 dia de efluentes

A micro região foi escolhida por ter a mesma, o menor volume de dejetos dia para tratamento, por possuir  relevo e topografia desafiadores  os quais permitirão estudos de soluções de transporte por tubulações e bombeamento. Estes estudos serão primordiais para a definição de modelo estrutural eficaz, no sistema de transporte do volume total gerado de efluentes nas unidades de produção até a Unidade de Tratamento. Estão previsto para a 2º fase, o refino do biogás, extraindo-se o biometano para uso veicular e o CO2 para consumo nos frigoríficos. 

EXPANSÕES FUTURAS

Toledo 

Para o tratamento de todos os resíduos das unidades de produção existentes no território do Município estão estimadas a necessidade de implementação de 12 usinas com potencial de geração acima de  1 MWh.